Aconteceu no dia 24 de maio na Universidade Federal do Maranhão durante o Encontro de Estudantes Maranhenses de Pegagogia o mini-curso sobre Ensino de História e as Novas Tecnologias. O principal objetivo foi a discussão sobre o ensino de História, suas implicações metodologicas e a presença das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos foram apresentados e refletidos para serem utilizados nas aulas de história, provacando um debate das reais possibilidades do uso das novas tecnologias de acordo com a realidade que se esteja inserido.
Alguns pontos apresentados:
Pensar e repensar a História
O conceito ainda vinculado sobre História apresenta uma narrativa que se encontra nos livros, pronta e absoluta. Com o aparecimento de novas abordagens no campo historiográfico tem-se a difusão de novos conceitos sobre História.
O Ensino e o professor de História
A estrutura universitária precisa promover um ensino de História que instigue alunos e professores a práticas de pesquisas que venham a beneficiar o ensino fundamental e médio, consequentemente direcionando novas formas metodologicas para o ensino de História.
O ensino de História precisa ser valorizado e os professores terem a consciência de sua responsabilidade social sem confundir informação com educação. Cabe ao professor a tarefa de organizar as informações e transformá-las em conhecimento, tornando-se um bom professor.
O Ensino de História e as Novas tecnologias
O ensino de história precisa está "plugado" ao advento das novas tecnologias, possibilitando ao aluno uma melhor compreensão do mundo, das novas relações de trabalho e preparado para o exercício da cidadania.
Trabalhos de alunos apresentados com auxilio das tecnologias